sexta-feira, 1 de junho de 2012

São Paulo, pedra e poesia - Parte I

O cuiabano Manoel de Barros escreveu “pedra sendo, eu tenho gosto de jazer o chão (...) o sol me cumprimenta primeiro”. Já o querido itabirano Drummond escreveu “tinha uma pedra, no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento...”. E o que escreve quem vive na cidade que muitos dizem não passar de uma selva de pedra?! Escrevo o que as próprias pedras dizem, a história da cidade. No bairro do Ipiranga, lá mesmo onde “começa” o Brasil, há uma pedra digna, da arte poética de Drummond, cercada por correntes o estranho monolito parece brotar da calçada. Implantando em 1916, quando o então prefeito de São Paulo Washington Luiz decidiu instalar marcos para delimitar a quilometragem das principais estradas de rodagem que serviam à cidade, totalmente deteriorado e desprovido de todas as informações contidas no ato de sua construção. Ao sacar a câmera fotográfica alguns moradores locais foram ao meu encontro em busca de informações sobre o que seria a pedra no meio do caminho, pois não detinham informações. Fato curioso ocorreu quando fui abordado por um comerciante local que me informou haver anos atrás uma placa de identificação junto ao monumento e inexistente no momento em virtude de vandalismo, este mesmo senhor disse ser o marco, um monumento histórico provavelmente de do século XV ou XVI, fato que nos reafirma a desinformação local bem como o descaso com o patrimônio. Fica o convite a ouvirmos o que as pedras nos dizem ...

Um comentário:

  1. Vi uma reportagem do jornal Ipiranga News, falando desse marco no Ipiranga sendo depredado e esquecido, e todos da minha família, inclusive minha irmã que trabalha no Tribunal de Justiça ali bem próximo, se assustaram com o fato de haver um "patrimônio histórico" situado ali! Ninguém havia visto o marco, e quem viu, não tinha ideia do que seria. É muito bom saber que ainda existem pessoas preocupadas, como você,que se importam de registrar o que todos desapercebem na nossa cidade. Parabéns pelo seu trabalho!!!

    ResponderExcluir

----------------------------------------------- */