terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval com sotaque portenho



Pensando em arrecadar fundos para as apresentações da companhia, em 1906 um grupo de artistas espanhóis saiu às ruas de Montevidéu cantando e dançando, esta folia inspirou artistas uruguaios que no ano seguinte saíram às ruas satirizando o fato ocorrido na capital uruguaia.



Outros grupos surgiram e com o passar do tempo foram denominados murga, por curiosidade fui pesquisar o termo e significa: conjunto de músicos desafinados. À música que era tocada foram acrescentadas influências do candombe, ritmo uruguaio surgido no século XVIII com o tráfico de escravos africanos à região do Prata.



A teatral e bem humorada murga avançou fronteiras e em tierras tangueras então nasceu a murga porteña que navegou Prata acima e no carnaval de 2013 aportou na terra dos Mil Povos e fez o paulista bailar.



A folia em São Paulo foi animada pelos argentinos da Zarabanda Arrabalera que desde 2008 faz ecoar a murga não deixando ninguém parado!



Esse é o carnaval da cosmopolita São Paulo: inspiração espanhola, ritmo uruguaio, sotaque argentino e ziriguidum paulistano, salve a terra dos Mil Povos!

Essa é uma apresentação do Candombe Uruguaio realizada no Memorial da América Latina por ocasião da festa do Dia de la Hispanidad!

Um comentário:

----------------------------------------------- */