segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

São Paulo de homens e a améns - Lituânia

Na cidade de São Paulo, a Vila Zelina, localizada na Zona Leste, é um importante e tradicional núcleo da comunidade lituana e seus descendentes, na principal praça do bairro, chamada República Lituânia, ergue-se solenemente singela a igreja São José, com sua típica arquitetura lituana servindo à fé da comunidade; a frente da comunidade encontra-se uma cruz ricamente ornamentada com elementos da natureza, prática comum em terras lituanas.
Nem mesmo a distância geográfica é capaz de romper os vínculos afetivos entre a cidade de São Paulo e a capital lituana Vilna. Aqui na terra da garoa, mais especificamente no rincão lituano, Vila Zelina, há uma réplica do Monumento à Liberdade, que em Vilna foi destruído pelos russos e reconstruído após a independência lituana.
Além de afetivo mantemos o laço artístico, em 1923 aportou em terras brasileiras o pintor, desenhista e escultor lituano, Lasar Segall que declarou ter conhecido no Brasil o “milagre da luz e da cor”. Além do colorido brasileiro, a obra de Segall é marcada pelo sofrimento humano, a humanidade sob os algozes da própria humanidade. A contemplação de sua obra é um convite a refletirmos os limites do homem, o que me faz pensar ser o amor o único elemento capaz de transcender esses limites. Vasculhei em meus arquivos alguma foto de alguma obra do Segall, mas não encontrei, então recorri ao Centro da Cultura Judaica, um lugar incrível, que já acolheu um linda exposição do Segall, e sendo ele judeu, com click da grande Torá erguida na Oscar Freire, presto minha homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------- */