domingo, 6 de julho de 2014

Alemanha em terra santa, salve São Paulo, salve Santo Amaro

Uma das favoritas a erguer a taça, a Alemanha, vem empolgando a torcida e tentará driblar o Brasil no próximo jogo!

A relação de São Paulo com a terra de Goethe é quase bicentenária. Em dezembro de 1827 um grupo de imigrantes alemães desembarcou no Porto de Santos, litoral paulista, em busca de uma nova vida e condições financeiras melhores, em sua maioria agricultores e artesãos. Somente em junho de 1829 o governo disponibilizou terras para assentar o grupo de estrangeiros, o destino era Santo Amaro, bairro fundado pelo padre José de Anchieta a partir de um aldeamento indígena, recebera o nome do santo cuja imagem foi trazida pelo jesuíta à capela local. Em 1832 o distrito foi elevado à categoria de cidade, porém, em 1935 foi incorporado novamente à cidade de São Paulo, tornando-se mais uma peça no mosaico cosmopolita paulistano.

Os colonos se estabeleceram na região hoje formada pelos bairros Colônia (onde muitos têm sangue e sobrenome germânicos e ainda há um cemitério construído por alemães no século XIX) e Parelheiros (segundo uma rápida pesquisa o nome do bairro originou-se do termo parelha corrida de cavalos, prática comum entre alemães e brasileiros no local). Em virtude do não cumprimento das garantias que o então governo imperial havia informado a dispersão dos colonos fora inevitável. Alguns se estabeleceram na região central de Santo Amaro onde criavam animais, cultivavam hortaliças e produziam artesanatos e utensílios que eram vendidos em feiras na região do Bixiga (atual Bela Vista), este fluxo motivou a construção da linha férrea.

A presença alemã na atualidade em terras (outrora) santamerenses encontra-se na arquitetura de casas no bairro de Campo Belo, na tradicional Maifest, celebração da chegada da primavera alemã, realizada no bairro do Brooklin e inconteste diluído no caráter empreendedor e comercial tão marcante na região!

Ps. Não há como falar de São Paulo sem mencionar Santo Amaro, por essas terras passaram o imperador d. Pedro II, José de Anchieta (hoje santo) e aqui nasceu o bandeirante Borba Gato, em homenagem a este último há uma estátua localizada na confluência das avenidas Adolfo Pinheiro e Santo Amaro guardando a entrada do bairro. A obra é de autoria de outro santamarense, Julio Guerra, um monumento de gosto duvidoso para alguns, despercebido para outros, mas para mim o mais belo ícone da identidade paulistana! Ao lado há um pequeno monumento que por meio de painéis de mosaicos contam a história da região, um ponto a ser visitado!









Não pude deixar de registrar o detalhe do calçamento local, é São Paulo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------- */