terça-feira, 7 de maio de 2013

Povos em Movimento

Todos os caminhos levam a Roma. E todos eles passam por São Paulo. Procissões, paradas, marchas e caminhadas tomam ruas e parques da cidade ao menos uma vez por mês. A cidade que não dorme aproveita para caminhar, cantar, dançar, promovendo uma grande festa!
O Parque do Ibirapuera no último domingo foi tomado por imigrantes dos mais diversos rincões deste “mundo, mundo, vasto mundo” como dizia o poeta. Foi a primeira edição da Parada do Migrante, as músicas e danças apresentadas não deixaram ninguém parado. Os russos que também celebravam a Páscoa russa encantaram o público com seus saltos e roupas coloridas além de distribuírem ovos coloridos, tradição do país na ocasião da festa pascal. Os caporales bolivianos e a galopera paraguaia também fizeram o povo vibrar. A repercussão do evento foi positiva entre os que aproveitavam o dia ensolarado no parque, quanto à mídia nem tanto, fato que me entristece um pouco, eventos como esse servem para conhecer o Outro e assim respeitá-lo evitando a propagação de estereótipos ou opiniões pouco respeitosas como vimos em matéria veiculada no Jornal O Estado de S. Paulo intitulada Imigrantes latinos engrossam fila por casa própria em SP em que se lê: “O aumento da imigração de latino-americanos, como bolivianos, paraguaios, peruanos e haitianos, empurrou esses novos miseráveis para favelas, cortiços e terrenos invadidos na cidade de São Paulo.” O aumento vertiginoso da população imigrante na cidade tem inserido na agenda governamental debates acerca desta temática, as próprias comunidades estrangeiras têm se mobilizado e promovido discussões sobre o acesso de imigrantes à saúde, educação, moradia, emprego e essa organização tem obtido êxito na busca do respeito aos direitos básicos do cidadão, ainda que estrangeiro, afinal, a paisagem da antiga terra da garoa é por si cosmopolita.
E as fotos, onde estão? Optei em curtir a festa dançando e aplaudindo então não foram feitas fotos do evento, mas se alguém que lê este post, esteve lá e quiser mandar uma foto, será bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------- */