terça-feira, 28 de maio de 2013

São Paulo no Tom!

A cidade de São Paulo não desafinou, sol radiante, céu azul, faltou apenas o mar para completar a festa!

A cantora mato-grossense, Vanessa da Mata, (en)cantou os versos amorosos de sotaque carioca do maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e o coral formado pelo público de milhares de pessoas não perdeu o tom.

Famílias inteiras, jovens de todas as tribos, brasileiros e estrangeiros, unidos pelo amor nascido da genialidade de Tom Jobim, o segundo compositor mais gravado no mundo, perdendo apenas para os Beatles, o que fazia o maestro brincar: “estou em desvantagem, eles são quatro e cantam em inglês”, mas as canções de Jobim também se imortalizaram no idioma dos meninos de Liverpool, na voz do não menos extraordinário Frank Sinatra.

O local do tributo a Tom Jobim é especial à cidade e questionador à humanidade.

O Parque da Juventude, palco do evento, é o recomeço de uma nova história. Até 2002 no local funcionava a Casa de Detenção de São Paulo, um complexo penitenciário construído na década de 1920 e que ganhou repercussão nacional e internacional em 1992 quando 111 detentos foram mortos em ação da Polícia Militar. O presídio e suas histórias já foram retratados em canções, filmes e livros, e hoje, embora a história não tenha sido apagada, a página foi virada, atualmente no espaço há um grande parque de área verde, uma biblioteca para todas as idades e gostos literários além de uma escola técnica, espaços acolhidos pela sociedade que podemos comprovar com o grande número de visitantes à biblioteca, o processo seletivo bastante concorrido na escola técnica e os 120 mil participantes no show de Vanessa da Mata.

Acredito serem Educação e Cultura proveitosas iniciativas na reconstrução do sistema prisional brasileiro e a poesia um convite a um mundo melhor!


Ps. As fotos são de autoria do querido Víctor Gonzales!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------- */