quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Para Todos!

Você saberia me responder qual é a origem da palavra ônibus?! Não?! Não se preocupe apesar de interessante o conhecimento etimológico não é uma prática comum.
Bem, consultando meu bom e velho amigo Houaiss, fui informado que a palavra em questão tem sua origem no termo latino omnibus e, quer dizer para todos, ao ler isso me veio à mente outra pergunta, afinal o que é para todos?!

Certamente nós os minimamente sensatos diríamos que trata-se do transporte, da locomoção coletiva, porém, em uma sociedade tão plural como a nossa pode ser que alguém grite, grita porque preferiu não tirar os fones de ouvido: a múúsicaa! Um tempo atrás o que se ouvia dentro dos ônibus eram calorosos debates sobre novelas, jogos de futebol, programas de TV ou ainda a vida alheia, na atualidade soma-se a esses assuntos os mais variados gêneros musicais.

A mim pouco importa se as pessoas gostam de descer até o chão, de dois pra cá dois pra lá trás frente e gira, de tirar o pé do chão ou então de tumtis tumtis tumtis tumtis, imprescindível é o respeito, seja ele pelo espaço, seja pelas pessoas que dele fazem uso. Na cidade de São Paulo há uma lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior do veículo de transporte coletivo, assim como as pessoas não sabem a origem da palavra ônibus tampouco conhecem tal lei e desse modo todos compulsoriamente compartilham de preferências musicais de gosto duvidoso.

Curioso pensarmos que já existem fones de ouvido, acessórios criados visando a mobilidade e o conforto humanos e, que estão ao alcance de todos,  mas em um mundo tão marcado por protestos, modismos efêmeros, busca de uma identidade que não se sabe a qual, parece-me que  a palavra de ordem é E daí?! Indignados que se organizem, invasões, apitaços e marchas, ah, essas são o hit do momento, uns gritam, outros apanham e muitos só aparecem, afinal essa era a meta, a mesma dos que partilham suas preferências musicais com todos os outros passageiros dos ônibus, não costumo sair às ruas, pintar a cara, empunhar bandeiras ou gritar palavras de ordem, mas aqui registro meu protesto e quiçá lanço uma campanha nacional em favor do uso de fones de ouvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------- */